sexta-feira, 26 de outubro de 2007

O prazer de subir na vida

Matéria publicada no Jornal de Santa Catarina em 28/06/2005.

Com o objetivo de abrir uma rota de escalalada no Cerro Trinidad Sur organizamos o projeto "Conquistas na Patagônia". A equipe foi composta por min , Daniel Fernandes , o Montanhista Rian Muller e o documentarista Rafael Cassiano da Silva. Foram sete meses de correria para conseguir os patrocinadores , reunir o equipamento e adquirir o preparo técno e físico ideais.
Partimos no dia 27 de dezembro de 2004para San Carlos de Barriloche, na Argentina, para um periodo de aclimatação, escalando nas incriveis agulhas graniticas do Cerro Catedral, em meio ao clima nem sempre amistoso da Patagônia. Corpo e mente aclimatados, era a hora de nos preparar para as gigantes paredes de graníticas do Trinidad Sur no vale do rio Cochamo.
O vale do rio Cochamo esta ao sul do Chile, próximo a cidade de Puerto Mont. São muitas as montanhas de granito branco que nunca foram escaladas e podem chegar a mil metro. Tudo isso em meio a floretas milenáres de alerces.
Ali o acesso é bem complicado. Atravessar rios gelidos e de fortes corredeiras, caminhar por trilhas com muita lama e por terrenos nem sempre estavéis era algo rotineiro. Estavamos isolados com cerca de 200kg em equipamentos e suprimentos em meio a paredes que intimidavam.
Passamos 15 dias na região sendo 7 deles dedicados a escalada. Começavamos a escalar as 5h e na maioria dos dias paravamos a mea-noite. Os objetivos diários tinham que ser cumpridos. O maior medo era o mau tempo.
No sexto dia já exaustos, chegamos ao topo! Dia lindo muitas fotos , alegria geral , mas a escalada ainda não havia terminado! Não era possivel descer pela rota por onde subimos e tivemos que descer por outra. Tudo acabou bem e terminamos a conquista da via com 430m , intitulada "Vida de Ogro".

Um comentário:

ESCALADAGRANITO disse...

Grande Daniel, academia fica pronta essa semana, seria legal você vir na inauguração o kue acha ? Agora vai da certo nossa parceria.

Esse find rolo uma escaladinha massa aki tbm, da uma conferida no blog:
http://escaladagranito.blogspot.com/

Abraço